Boassas, 9 de Dezembro 2008
A Empresa ArsDurium Lda. do ramo da hotelaria/ restauração, tendo em vista a organização de actividades turísticas, e facultar os espaços dos seus empreendimentos, para eventos, tem em mãos, neste momento, em desenvolvimento um projecto de construção de um Hotel Rural no Douro, mais concretamente na margem sul, no concelho de Cinfães. Onde dispõem já, do terreno necessário à persecução do respectivo investimento numa área total de 5000 m2 e que permitirá aos seus clientes obter, a privacidade que muitos valorizam e anseiam nas suas férias...
Neste momento em estudo e licenciamento nas diversas entidades nacionais/ regionais competentes, o projecto, assenta no potencial turístico da região do Douro, nas vertentes cultural, gastronómica e de vinhos. Não descurando no entanto e obviamente as magnificas paisagens que o Douro oferece, sendo para isso uma mais-valia o local onde será implementado o hotel, com uma visão paradisíaca sobre todo o vale do Douro e as respectivas serras do Marão e Montemuro, proporcionando uma vista fabulosa de 360 graus a todos os visitantes e clientes do Hotel.
Apostando num hotel de características “conciliadoras” com o moderno e tradicional numa fusão excepcional, inovador e harmonioso com a natureza que o circunda, que se pretende manter e até preservar, por exemplo, através da criação de percursos pedestres no interior e exterior da própria Quinta, o empreendimento, no entanto, também não descura a vertente patrimonial para a qual, muito irá contribuir este investimento. Não só, na recuperação e valorização do edifício do século XIX de características impares onde situará o hotel, com a sua magnifica varanda sobre o Douro, mas também na própria recuperação da Aldeia do Lodeiro, bastante fragilizada e desertificada, para o qual se intenta, este investimento traga uma nova dinâmica, não só, na criação de emprego, mas também na recuperação e arranjo da própria aldeia, seus caminhos e sua história, com certos edifícios no seu núcleo de interesse, com características barrocas, infelizmente descurados, ao longo de décadas.
De realçar, também a uma centena de metros deste investimento, que poderão ser trilhadas pelos turistas, ávidos de história e natureza (caminhos públicos, a serem recuperados, esperamos pelas entidades competentes, Autarquia e Junta de Freguesia e o próprio hotel, por que não …), encontramos a Quinta do Paço, do famoso explorador africanista Serpa Pinto, património concelhio, de invulgar dimensão, perspectivando-se que esse espaço venha a ser explorado para um Museu e hotel, em regime de aluguer, por uma empresa também ela privada…
A Empresa ArsDurium Lda. é detentora da exploração comercial, na vertente de Turismo em Espaço rural (TER), da Casa do Lódão, na qual tem aprendido e adquirido experiencia no sector, pretendendo agora, transpôr, para o futuro novo Hotel, a filosofía da casa, caracterizado ao longo destes anos, pela privacidade, conforto e harmonia, sempre de olhos voltados para o seu vale e serpentiar do seu rio, o Douro...
| Texto da autoria de
| Manuel Carlos Santos da Cerveira Pinto |
| Sócio Gerente da Empresa ArsDurium Lda. |
| Sede: Ald. Lodeiro |
| CAE: 55202 e 93293 |
Cap.social: 125.000 euros |